Checklist: Implementação do PGR!

De uma maneira geral, muitos profissionais de saúde e segurança gostam ou adotam de checklists para avaliar se um processo está de fato sendo executado a contento, ou se uma ferramenta ou programa foi de fato implementada. Se você é um destes profissionais este conteúdo foi feito especialmente para você!

 

Na prática, o que não pode faltar em um bom Programa de Gerenciamento de Riscos:

        A) Inventário de riscos com:

✅ 1 Processos e atividades existentes e futuras mapeadas: Isso não está escrito de maneira explícita na legislação aplicável, mas é imprescindível. Sem conhecer os processos e o que e as atividades na prática, seu PGR não vai ter consistência;

✅ 2 Divisão de Grupos Homogêneos ou Similares de Exposição: Proponha inicialmente uma divisão mesmo que heterogênea que possa ser aprimorada ao longo do levantamento de perigos e avaliação de riscos. É difícil acertar de primeira;

✅ 3 Identificação dos perigos: Identifique ainda de maneira geral os perigos de natureza física, química, biológica, ergonômica e mecânica (acidentes), suas possíveis lesões/agravos à saúde, com suas respectivas fontes e circunstâncias e o grupos de trabalhadores expostos;

✅ 4 Avaliação dos riscos: Utilize uma metodologia ou técnica, de preferência simples e objetiva que conjugue a probabilidade e a severidade de ocorrência do risco. O resultado deve ser preferencialmente numérico para facilitar a categorização posterior. Leve em consideração os controles existentes, o atendimento ou não de limites de exposição ocupacionais 

✅ 5 Categorização dos riscos: Os riscos avaliados numericamente necessitam ser enquadrados em critérios em diferentes faixas de criticidade para adoção de controles e de ações. Isso será o gatilho para o estabelecimento de medidas de controle e plano de ação, na prática o seu Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO depende disso.

        B) Plano de ação com:

✅ 1 Introdução de novas ações e aprimoramento das ações existentes: Defina novos controles para os riscos avaliados, quando os controles atuais são considerados insuficientes. Para tanto pode ser utilizado o modelo de plano de ação 5W2H. 

✅ 2 Manutenção das ações existentes: Mantenha as ações implementadas para controlar os riscos, caso estejam em níveis aceitáveis, conforme os critérios estabelecidos por você no item “a.5”.

✅ 3 Medição do desempenho do plano: Meça a execução das ações do plano, estabelecendo indicador de execução e status para o andamento das ações. Só considere executada a ação que você tiver evidências (fatos e dados) para permitir que foi concluída.

Se você marcou ✅ em todas as caixinhas, você está com o seu PGR pronto! Agora é manter o mesmo atualizado, observando os critérios para sua revisão.

Alexandre Golfetto

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