Como gerar resultados em SSMA com o PGR?

Elaborar um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR de qualidade é um trabalho que despende uma significativa quantidade de empenho e horas de trabalho para que de fato se obtenham informações e conhecimentos relevantes acerca da exposição dos trabalhadores de uma organização. Mas afinal, o que se ganha com isso?

Em um sistema de gestão de saúde e segurança, o Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR é uma ferramenta de diagnóstico, é o instrumento que permitirá a materialização da Gestão de Riscos Ocupacionais – GRO. Ter um bom diagnóstico, lhe dá a oportunidade de fazer gestão  baseada em informações e conhecimento. Em última análise, objetivamente você pode:

-Saber as atividades de maior risco;

-Verificar qual o grupo de trabalhadores  expostos à riscos mais relevantes, 

-Comparar áreas distintas entre si por grau de risco.

-Categorizar os riscos de um organização

-Verificar as lacunas de adequação de medidas de controle;

Estas e outras inúmeras informações são base para uma boa tomada de decisão. Por meio do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO você pode tomar decisões em relação a priorização de processos a serem implantados, investimentos a serem feitos e outras medidas a serem adotadas, todas embasadas em argumentação objetiva amparada em fatos e dados. 

Pode também estabelecer planos de ação estratégicos de curto, médio e longo prazos em toda organização para redução ou eliminação de grau de risco baseados em programas estruturados e com reduções de riscos ao longo dos anos, sabendo os “por quês” dos avanços obtidos. 

Essa é a linguagem de planejamento que o mundo corporativo usa, e essa lógica deve ser usada também para a gestão das áreas de saúde e segurança, de modo a permitir que você seja uma ator do processo de tomada de decisão na sua empresa e não um mero espectador. 

Um bom PGR não é uma pilha de papel com planilhas “feita para inglês ver”, ou com viés de atendimento da legislação. É um instrumento de gestão. Uma grande bússola para dar o rumo e orientar a tomada de decisão da organização.

Alexandre Golfetto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

© 2022 Sustenter

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]