O Planejamento de Sistemas de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Invista tempo suficiente aqui para evitar retrabalhos no futuro

 

É bastante provável que você já tenha ouvido a frase  “quem planeja bem, executa bem”, não é mesmo? Existe uma grande verdade neste dito popular. Ela reside no fato de que possuir um bom plano te permite antever estratégias, ações e  movimentos te deixa em vantagem na hora de executar, pois eleva sua capacidade de reação, tenacidade e adaptabilidade em proporção ao seu nível de planejamento.

Mas afinal o que é o planejamento em SSMA?

É a etapa que julgo ser a mais importante na construção de um Sistema de Gestão. Aqui é feito um processo de abordagem de riscos e oportunidades como etapa do Planejamento Estratégico. Há diferentes metodologias de planejamento estratégico que podem ser utilizadas, mas uma bem conhecida é a Análise SWOT (Strengths-Weaknesses-Opportunities-Threats) ou no português FOFA(Forças-Oportunidades-Fraquezas-Ameaças).

Em seguida, como parte da Gestão de Riscos, é elaborado o mapeamento dos perigos, riscos/danos em saúde e segurança e aspectos e impactos  para o meio ambiente que será um grande farol para definição das prioridades.  É um dos trabalhos que mais exige tecnicamente a equipe envolvida, mas que permite a absorção de conhecimento de processos de maneira mais ampla e profunda. O produto desse grande mapeamento também é utilizado como racional para tomada de decisões da organização. Logicamente, onde há mais risco ou dano, há mais prioridade.

Também nessa etapa é estabelecido como o seu negócio ou processo tem acesso aos requisitos de legais aplicáveis e outros requisitos, como missão, visão, valores, código de ética/conduta, clientes e, qual o método que será empregado para essa avaliação.

Por fim, de posse de todas as informações anteriores é estabelecido um grande plano estratégico de avanço congregando, missão, visão, diretrizes, objetivos, metas e projetos ou programas alinhados com a direção ou alta administração do negócio e que será o grande mapa que irá dizer o curso da embarcação e que de tempos em tempos deverá ser revisitado, de modo que seja possível ajustar eventuais desvios na rota ou a mudança de destino.

Falando tão brevemente assim até parece que o trabalho é fácil. Não é. Talvez leve meses, ou até anos, dependendo do nível de recurso humano, financeiro e material existente para permitir o seu avanço.

Como fazer na prática?

Nos próximos artigos vamos abordar estratégias de ordenamento e organização para cada uma dos principais processos que envolvem o Planejamento do sistema de gestão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022 Sustenter

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]