Liderança e colaboradores: engaje para que o sistema de gestão funcione

Em geral, a liderança e os colaboradores de uma organização são sempre colocados como peça chave para que qualquer iniciativa tenha êxito. Não é à toa, uma vez que ambos são a força motriz para que processos ganhem vida e aconteçam? Mas por quê? Por um simples motivo: São pessoas. São pessoas que fazem negócios, definem missão, visão, valores, políticas, processos, procedimentos e são pessoas que os praticam e/ou cumprem.

De nada adianta profissionais de Saúde, Segurança e Meio Ambiente projetarem sistemas ou processos sem que as partes que vão tomar decisões, ou executar não sejam envolvidas. É gasto de energia desnecessário.

Então, como engajar ambos os públicos?

Então, como engajar ambos os públicos? Há uma forma bastante eficaz de mostrar o que se ganha ou ganhará com um sistema de gestão de SSMA de maneira prática com discurso adequado ao público. Para liderança, que resultados sejam eles financeiros, ou de gestão de riscos, satisfação dos trabalhadores serão colhidos. Para os colaboradores, que processos serão mais fáceis de serem executados, como o trabalho será feito de uma maneira ainda melhor, e/ou que condições serão melhoradas no dia a dia. É um bom começo. Procure outros fatores que tenham eco na sua empresa, que são costumeiramente abordados no cotidiano e busque encontrar formas de demonstrar como serão melhorados. Isso é explicar o porquê de algo.

Convencida a Direção e os trabalhadores é hora de propor uma Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Se já existir alguma política voltada a outra dimensão do negócio (Qualidade é a mais recorrente), proponha a revisão e inclusão dos temas SSMA. É sempre melhor fazer parte de algo que já existe do que querer criar algo novo e buscar engajamento do zero. Além disso, ”menos é mais” quando se fala em simplificação de processos.

Há também a necessidade de definir papéis e responsabilidades, nível de autonomia e recursos para tocar esse sistema dentro da organização. Aqui há que se ter um cuidado quando da definição de papéis e responsabilidades e não utilizar o famoso “você pode ser preso se não fizer isso”. Buscar engajamento de pessoas pelo medo no máximo gera pânico e aversão. Se você quer afastar as pessoas siga em frente, é uma ótima estratégia.

Por último, há que se implementar um processo para ouvir os trabalhadores com frequência e de maneira genuína. Existem múltiplas ferramentas que permitem estabelecer esse canal, tais como pesquisas, caixas de sugestões, hot line, etc.

No próximo artigo vamos abordar a etapa de Planejamento, uma etapa vital.

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