Avaliação de perigos e riscos: qual o seu papel no sistema de gestão de SSMA?

Avaliação de perigos e riscos: qual o seu papel no sistema de gestão de SSMA?

Na perspectiva de que você tenha tomado a decisão e conte com o apoio da liderança para implementar um Sistema de Gestão de SSMA na organização em que atua, após cumprida as etapas iniciais de formatação do sistema, é chegado o momento onde o trabalho é mais denso, mas que ao mesmo tempo permite o maior upgrade técnico da equipe: identificar perigos e avaliar riscos.

Por quê? Porque aqui a capacidade de percepção de quem estiver envolvido será posta em prática sucessivas vezes (talvez até a exaustão) e será aprimorada por essa consistência oriunda da repetição do processo. 

A identificação de perigos e a avaliação dos riscos têm um papel central na construção de um sistema que funciona. Possibilita entender a mecânica de funcionamento dos processos e como as tarefas são feitas (as work is done), além de proporcionar uma visão aumentada da exposição, sua probabilidade de ocorrência (chances) em função dos controles existentes e a severidade (magnitude) das consequências. Combinando esses fatores, por meio de uma metodologia apropriada (existem várias) é possível obter um Grau ou Número de Risco, de natureza quantitativa e categorizar. Isso fará toda a diferença para a tomada de decisão sobre o que fazer primeiro, afinal, os recursos são finitos e algumas batalhas precisam ser escolhidas. 

Ao concluir essa tarefa, você terá um oceano imenso de oportunidades, mas disporá de uma bússola que o guiará pela jornada de eliminação ou redução de riscos no ambiente de trabalho.

 

E você, já implementou a gestão de perigos e riscos de forma ágil e prática, e que te entrega informações relevantes sobre o panorama da saúde e segurança do trabalho?

Alexandre Golfetto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Institucional

© 2022 Sustenter

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]